Em linhas gerais, Branding é o combinado de estratégias de marketing de uma marca. Podemos dizer que fazer branding é como criar ou identificar a personalidade da sua marca.
Dar vida para a marca.
Quando você tem a sua identidade bem formulada você vai encontrar pessoas que se identificam com a sua marca e essa sintonia que cria fidelidade dos clientes. Além disso, você cria consistência e consegue demonstrar sua personalidade de marca em todos os pontos de contato com o cliente em potencial, seja online ou offline. A comunicação nunca é a mesma porque ela se adapta ao veículo mas a mensagem se mantém.
É o momento de organizar suas ideias, identificar o que o seu público espera de você, e encontrar caminhos para solucionar problemas, antes mesmo deles acontecerem.
O branding de uma empresa é muito mais importante do que pode parecer. Olhando de fora, a sua marca pode parecer se resumir em apenas o seu logo e os elementos visuais, por exemplo.
Porém, ela é muito mais que isso.
A sua marca é toda a identidade do seu business, ela que traduz a sua personalidade. Para quem já tem experiência de mercado, a palavra “branding” é uma velha companheira.
Mas atualmente, a sua importância se tornou ainda maior, em um mundo conectado, com maior exposição e um ritmo de informações e conteúdos multiplicado, por conta das redes sociais.
Para os clientes e a audiência, é ótimo ter maior acesso e variedade de marcas em diversos mercados, mas para as empresas, o desafio de se destacar e continuar “top of mind”, é maior ainda.
A competição interna e externa aumentou e com isso, a necessidade de se destacar, também. Estabelecer a sua marca e criar um relacionamento com o seu público são duas das atividades essenciais para as marcas, nos dias de hoje.
Logo, uma estratégia de branding nunca foi tão importante.
Red Bull, todo mundo conhece, né? Desde o slogan até a logo com touros coloridos.
É fácil pensar em jovens e esportes radicais quando se pensa na marca.
E isso não é apenas porque eles patrocinam diversos atletas e campeonatos, porque estão presentes em campus de faculdade há anos, mas sim porque toda a comunicação deles segue essa mesma estratégia.
E eles reforçam essa identidade sempre e são consistentes nessa comunicação.
A mensagem real que essa associação passa para o consumidor de uma maneira quase imperceptível é de um produto que te dá coragem, te ajuda a superar desafios e por fim melhorar seu desempenho.
Ou seja:
Mesmo não praticando nenhum super esporte radical, o consumidor e cliente do Red Bull também gostaria de aumentar seu desempenho…
Que pode ser apenas bebendo um Tropical Gin no fim de semana onde o único esporte praticado é aguentar virar a noite na festinha.
A Red Bull tem muito bem estabelecida sua estratégia de branding e passa a promessa do seu produto – bebida energética – de uma maneira criativa, clara e cool.
Como está a sua estratégia de branding hoje?
Podemos te ajudar a construir e aprimorar! Entre em contato com a nossa equipe.
Fonte: Forbes – The Importance of Branding in Business